Cálculo renal e a predisposição genética dos felinos
Os gatos são animais incríveis, muito inteligentes e com personalidades muito diferentes, cada um tem seu jeito especial de ser. Devido ao fato de serem muito discretos e terem a tendência de mostrarem menos quando não estão se sentindo bem é que precisamos estar sempre atentos aos mínimos detalhes de seu comportamento, possíveis doenças que podem acometer os bichanos, assim como sua alimentação e saúde no geral.
Existem algumas raças específicas de gatos que podem desenvolver com mais facilidade o cálculo renal, que são formações a partir de cristais que podem se acumular e interagir de forma negativa no equilíbrio renal. Os gatos das raças Persa, Himalaio ou Birmanês costumam ter tendência genética para produção de cálculos. Mas é claro que também podem interferir fatores como dieta com alto índice de carboidratos, magnésio e fósforo ou até infecções e a idade dos animais.
Devemos sempre estar muito atentos à qualquer alteração de comportamento dos gatinhos, se mudam o local para urinar, se mudam o hábito alimentar ou a quantidade de água ingerida. Pois eles estão sempre se comunicando conosco de uma forma muito sutil e particular. Além disso, conte com o médico veterinário para que ele possa sempre lhe orientar sobre a melhor forma de cuidar do seu bichano!